Qual a diferença entre sabão e detergente?

detergent-390279_960_720

Existem diferenças entre sabão e detergente que vai muito além do aspecto entre um ser liquido e o outro sólido. Além desse aspecto físico, o sabão tem um poder de detergência (ou poder de limpeza) menor do que os detergentes, porém não agride o meio ambiente por serem facilmente biodegradáveis por microrganismos fáceis de se encontrar na natureza, os sabões e sabonetes são menos agressivos para nossa pele e saúde também.

O sabão é utilizado milenarmente pela sociedade humana, não se sabe ao certo quem descobriu, mas data-se de algumas culturas antes de cristo utilizarem plantas e cinzas para limpeza de roupas e utensílios, com o tempo esse processo de limpeza foi se aprimorando até chegarmos no produto que conhecemos hoje. O sabão tem como origem gorduras e óleos (lipídeos/corpos graxos) de animais e plantas, ou seja, fontes renováveis de matéria prima; basta reagir esses corpos graxos a quente com Soda Cáustica para obtermos o Sabão sólido. Se esses mesmos corpos graxos forem reagidos com Potassa Cáustica obtêm-se o sabão em pasta, aquele utilizado para dar brilho em panelas e utensílios.

Já os detergentes e sabonetes líquidos tem como origem o Lauril Eter Sulfato de Sódio e/ou Ácido Sulfônico, que por sua vez são produtos de origem mineral, o petróleo. Esses produtos quimicamente são cheios de ramificações e com cadeias carbônicas maiores do que dos corpos graxos, por esta razão não são biodegradáveis ou demoram muito para se degradarem no ambiente natural causando assim um impacto ecológico muito maior. Espero que tenham ficado claras as diferenças entre Sabão e Detergente, não se esqueça de seguir nossa pagina nas redes sociais nos links abaixo:

   

Posted in