Qual a diferença entre sabão e sabonete?

soap-2333391_1920

Embora hajam divergências no meio científico, a diferença entre sabão e sabonete consiste basicamente na aplicação, ou seja, o sabão é mais indicado para limpezas pesadas e o sabonete é um sabão nobre utilizado para limpeza da pele sem agredir eu causar males. Na realidade tanto o sabão como o sabonete podem (e são) produzidos com a mesmas matérias-primas, o que vai diferenciar um do outro são as quantidades de cada reagente, vamos explicar melhor…

O processo de saponificação consistem em misturar lipídeos (ou corpos graxos) que são óleos e gorduras com uma solução de Soda Cáustica a quente, pois os sabões contém um teor de álcalis maior do que o sabonete, o que significa que a quantidade de soda cáustica, barrilha ou bicarbonato é maior do que dos corpos graxos, isso confere uma detergência (ou poder de limpeza) maior ao sabão pois esses álcalis livres vão atacar as sujeiras e gorduras.

Já o sabonete é o inverso do sabão, porque altas concentrações de álcalis podem agredir a pele e causar algum mal, principalmente para aqueles que tem hipersensibilidade. Portanto com os baixos níveis de álcalis prevalecendo uma quantidade maior de óleos. E porque óleos? É muito comum a adição de óleos nobres (como: óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de Argan, entre outros tipos) em sabões pois esses óleos serão responsáveis por proteger a derme do ataque de álcalis, além de trazer alguns benefícios pois cada óleo tem sua característica marcante.

Portanto na próxima vez que for utilizar um sabão ou um sabonete, saiba que foram adicionados neles aditivos ou para melhorar a detergência e a limpeza ou para proteção e hidratação da pele, mesmo sendo fabricados a partir das mesmas matérias-primas. Espero que tenha ficado claro a diferença entre Sabão e Sabonete, não se esqueça de seguir nossa pagina nas redes sociais nos links abaixo:

   

Posted in