Saponificação, pra quê serve?

handmade-soap-3912764_1920

A fabricação de sabão pode parecer muito fácil à primeira vista, afinal de contas consiste basicamente em misturar graxas (gorduras e/ou óleos) com soda cáustica. Porém, requer prática intensa e conhecimentos técnicos sobre saponificação.É mais fácil aprender o conhecimento teórico sobre a saponificação primeiro pois vai te poupar muitos esforços, tempo e matéria-prima apenas por saber como seu sabão vai se comportar.

Vamos entender o que é Saponificação para sabermos os limites e detalhes desse processo que vem sendo estudado a mais de 1 milênio pelos cientistas. Os lipídeos ou triglicerídeos são o grupo das gorduras e óleos o que consistem em ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerina (Figura 1). Por que é importante saber isso? Veja na figura que após a quebra do Triglicerídeo são obtidos ácidos graxos e glicerina. Os ácidos graxos são os responsáveis por reagir com a Soda e se transformar em sabão, já a glicerina que é formada é a responsável pelo não endurecimento do sabão quando resfriado.

Para que haja o endurecimento do sabão é necessário a retirada da glicerina por um processo chamado cozimento ou pelo processo de semi-cozimento. Todos esses processos, truques e dicas para que você fabrique um sabão profissional em qualquer lugar estão disponíveis no nosso E-Book que será lançado muito em breve. Você saberá em detalhes quais são as formas de endurecer seu sabão após a fabricação de várias maneiras, inclusive como adicionar aditivos e outros produtos que irão enriquecer seu sabão.

Gostou? Quer saber mais? Deixe seu like, siga-nos nas redes sociais e principalmente comentem o que acharam desse post! Ajudou em alguma coisa?

Posted in