Soda Cáustica Escama

Soda-escama-99-1-768x1024

A soda cáustica é originária do sal de cozinha (cloreto de sódio) que hoje é obtido por extração de sal da água do mar por um processo chamado eletrólise. Esse processo também é responsável pela produção de cloro e seus derivados.

Devido ao seu elevado potencialde corrosão alcalina, uma das principais aplicações da soda cáustica é como agente de limpeza, tanto doméstico como industrial. Dada a capacidade de reagir com materiais orgânicos e muitos inorgânicos, ela também é muito utilizada na fabricação de vários produtos de limpeza, como ataque alcalino com alto poder de corrosão.

 

Assista ao vídeo:

 

É muito importante na aplicação para limpeza e desinfecção das nossas casas e instalações industriais, como as instalações de galvanização de metal por exemplo,neste tipo de instalações são geradas grandes concentrações de metais dissolvidos e ácidos que deverão ser removidos e neutralizados antes de serem destinados ao tratamento deefluentes.

Ela é também utilizada na fabricação de sabões em barra e detergentes de limpeza, bem como uma série de outros produtos alcalinos que utilizamos na limpeza. É uma das commodities mais compradas do mundo dado seu leque enorme de aplicações em todos os mercados possíveis, de fertilizantes a farmacêuticos. Ele é cotada em bolsas internacionais e seu preço é acompanhado por varias plataformas especializadas. A quantidade de compra e produção de soda cáustica está também intimamente ligada ao desenvolvimento dos países, de maneira geral, países com elevada produção e/ou compra de Soda são países desenvolvidos ou em pleno desenvolvimento industrial.

Uma das muitas aplicações da soda cáustica é:nos detergentes para limpeza de forno, sabões e detergentes próprios para equipamentos que envolvam a limpeza e preparação de alimentos, máquinas especializadas para a limpeza de pisos, máquinas removedoras de tinta e muitas outras.

Porém, a soda cáustica não serve só para limpar.

Um outro uso da soda cáustica, que é de pouco conhecimento, é o de ser usada no fabrico de tecidos de algodão, pois fortalece as próprias fibras, fazendo com que os tecidos de algodão absorvam melhor o tingimento. Cerca de 90% da produção de peças de algodão são tratadas com soda cáustica.

Ela também apresenta um variado leque de aplicações na indústria alimentar, tal como no refinamento do óleo animal e vegetal.

A soda cáustica é também muito utilizada em outros setores, como na produção de celulose, papel e alumínio. É utilizada para produção de colas e adesivos, aditivos para pasta de dentes, fabricação de aditivos e ativos químicos cosméticos e farmacêuticos, fabricação de SAPs que são os polímeros super absorventes que vão nas fraudas e absorventes femininos, entre uma infinidade de aplicações.

São variadas e inúmeras as aplicações da soda cáustica, a seguir alguns cuidados de manipulação e utilização pois esse produto é facilmente encontrado em supermercados e podem trazer riscos a saúde e meio ambiente se não manipulada/utilizada de forma correta.

Cuidados

  • Terminantemente proibida a ingestão e inalação da soda pois pode trazer danos severos e irreversíveis a saúde, potencialmente letal.
  • Contato com a pele: poderá causar queimadura de 1º, 2º e 3º grau, esteja ela sólida na forma de escamas ou ela líquida já diluída em água.
  • Contato com os olhos: poderá causar queimadura aos olhos, podendo levar a opacificação da córnea e cegueira, caso não sejam tomadas medidas imediatas.

Armazenagem

Mantenha os recipientes bem fechados e propriamente identificados, em local bemventilado pois o produto é altamente higroscópico a ponto de ser deliquescente, o que significa que a soda tem tanta afinidade por água que chega a retirar água da umidade atmosférica a ponto de deixar de ficar sólido e formar uma solução de soda. Os sacos mais antigos devem ser os primeiros a ser consumidos, pois com o passar do tempo, as escamas se fundem umas às outras dada essa higroscopia, já que esta é uma característica inerente ao produto.

Posted in